domingo, 16 de janeiro de 2011

Método Pilates e aptidão física relacionada à saúde

Verifica-se atualmente uma grande discussão sobre as possibilidades para uma vida saudável e consequentemente uma melhor qualidade de vida e, dentre essas, sem dúvida, está a da prática de atividade física regular. Uma das preocupações das pessoas é a de ter uma vida longa e esta perspectiva foca também a preocupação pela manutenção de boa aptidão física, uma vez que ela possibilita a preservação das condições para a prática das atividades da vida diária por mais tempo.
A aptidão física é uma condição na qual o individuo possui energia e vitalidade suficientes para realizar as tarefas diárias e participar de atividades físicas regulares. Logo, a saúde e aptidão física são qualidades que estão relacionadas com a prevenção de um grande número de doenças.
Dentre as diversas e diferentes opções para a prática de atividade física regular, encontramos o Método Pilates.
Embora o Método Pilates tenha se popularizado recentemente, não é de hoje que ele é utilizado por atletas, bailarinos e pessoas que buscam melhor condicionamento físico, e o reconhecimento alcançado por muitos praticantes tem difundido-o mundialmente.
Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), o Pilates é um sistema alternativo de movimento que ensina as pessoas a conhecerem e respeitarem os seus corpos. Trata-se de um método inovador de treinamento físico e mental que pode ser usado tanto para condicionamento quanto prevenção e reabilitação.
O Método Pilates é compreendido por seis princípios: a concentração, o controle, a precisão, centramento, respiração e movimento fluído, e engloba exercícios realizados no solo ou em aparelhos específicos.
Este método é novo e caracterizado por um grupo de exercícios que é particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral do indivíduo, melhorando suas capacidades físicas.
Podemos definir capacidades físicas como todo atributo físico treinável num organismo humano, em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.
Acreditamos que o Método Pilates, como atividade física regular, possa ser reconhecida como medida capaz de diminuir os níveis de riscos de diversos problemas, aumentando a capacidade funcional, e consequentemente, melhorando a qualidade de vida.

Este método de condicionamento corporal promove harmonia e balanço muscular em todas as idades, tem a vantagem de não ter contra-indicações, possibilitando condicionamento e energia por meio dos exercícios.
Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável.
Independentemente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada com este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter os benefícios do Pilates é preciso ser disciplinado. Esses só dependem da execução dos exercícios com fidelidade aos seus princípios.
Assim, o método Pilates é baseado, em fundamentos fisiológicos, anatômicos e cinesiológicos, e é compreendido em seis princípios básicos, a saber:

  1. Concentração: a atenção dispensada na realização do exercício é destacada ao aprendizado motor, que é o grande objetivo da técnica, uma vez que durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível.
  2. Controle: é importante a preocupação com o controle de todos os movimentos para melhorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis, a coordenação é integração da atividade motora de todo o corpo, visando um padrão suave e harmônico do movimento.
  3. Precisão: é muito importante na qualidade do movimento, sobretudo ao realinhamento postural do corpo, trata-se do refinamento do controle e equilíbrio de diferentes músculos envolvidos no movimento.
  4. Centramento: o centro de força é o foco para o controle corporal, onde forma uma estrutura de suporte responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento da musculatura do centro de força (as 4 camadas abdominais, eretores profundos da espinha, extensores e flexores do quadril e os músculos que compõe o perínio) proporcionam a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.
  5. Respiração: segundo Craig (2003) Joseph Pilates afirmava que normalmente respiramos errado e usamos apenas uma parte da capacidade do pulmão, por isso neste método a respiração é fator primordial no movimento, o ciclo respiratório proposto ocorre na seguinte ordem: inspiração torácica, expiração do tórax superior, expiração do tórax inferior, expiração abdominal, onde o ciclo deve ser sincronizado ao tempo da ação muscular.
  6. Movimento fluido: para evitar choques com o solo, movimentos pesados e desperdício de energia, o movimento deve ser de forma controlada e continua, devem exibir qualidade de fluidez e leveza, que absorvam os impactos do corpo com o solo e que usem a inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo.
A vantagem do método Pilates, está no fato de ser um sistema que atende à realidade de praticantes de qualquer idade, sexo ou nível de aptidão, dando bons resultados se a pessoa for um completo iniciante, um amador de exercícios físicos ou mesmo um atleta profissional.
O objetivo principal do método é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Desse modo, todos poderão usá-los de forma eficiente, aprimorando seu desempenho nas atividades de vida diária e profissional e possibilitando-lhes uma melhor saúde e qualidade de vida. Desenvolvendo também uma melhor consciência corporal e uma melhor funcionalidade do seu corpo perante suas atividades diárias.

O Pilates foi desenvolvido para interesses relativos à saúde, e foi divulgado quase que exclusivamente entre atletas e dançarinos, com a finalidade de melhorar o desempenho físico associado a suas praticas, sendo que nos dias de hoje tem se tornado popular na reabilitação, orientação, correção postural e condicionamento físico. O profissional de Educação Física pode enriquecer e desenvolver aulas direcionadas ao publico com o método Pilates.
É muito importante que qualquer tipo de esporte ou condicionamento seja orientado por um educador físico e preferencialmente certificado para aplicar a técnica. É importante também que o profissional conheça e entenda os fundamentos da técnica, ou seja, quais são os alicerces, base e filosofia para poder aplicar adequadamente o método que, entre outros, integra corpo e mente, exige total concentração, prioriza qualidade de movimentos e controle respiratório. O método Pilates pode ser praticado por todos, desde que o profissional saiba adequar os exercícios para atender as especificidades de cada indivíduo.

Estudos comprovam que o método Pilates foi desenvolvido com interesses relativos a saúde, onde o profissional de Educação Física pode trabalhar com atletas ou pessoas inativas fisicamente a fim de melhorar o desempenho físico associado a sua prática.
Nos dias atuais, o método tem se tornado popular na reabilitação, orientação, correção postural e condicionamento físico.
Sendo a aptidão física uma das condições básicas para a manutenção de boas condições de saúde, esta pode ser adquirida também com a prática do Pilates. Dentre os diversos componentes trabalhados nesta prática cita-se, força, composição corporal, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade.

Quem além de você?